A importância do estudo musical ainda na infância.
"Texto extraído do Manual de Bateria Para Crianças".
A atividade musical esta ligada diretamente ao desenvolvimento cerebral, este desenvolve imensamente nos primeiros anos da vida da criança, pesquisas e estudos no mundo todo apontam que o cérebro está dividido em oito sistemas que estão correlacionadas ao desenvolvimento intelectual da criança.
A atividade musical esta ligada diretamente ao desenvolvimento cerebral, este desenvolve imensamente nos primeiros anos da vida da criança, pesquisas e estudos no mundo todo apontam que o cérebro está dividido em oito sistemas que estão correlacionadas ao desenvolvimento intelectual da criança.
A música é uma ponte fundamental para desenvolver
esses sistemas, pois através do ato da apreciação musical ou de desenvolver o
estudo em algum instrumento, a criança passa a estimular sua mente a
desenvolver através da sinapse uma rede no cérebro, essa rede suporta conexões
e desconexões de variadas formas e possibilidades que impactam o
neurodesenvolvimento diretamente.
Do século XX até os dias atuais, estudos revelam o
quanto à prática e a vivência com atividade musical é de suma importância para
o desenvolvimento da criança. Ao passo que a música possibilita essa
diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a
absorção de informações, isto é, a aprendizagem.
Existe uma série de estudos atuais, que comprovam o
quanto eficaz é o estudo da música no auxilio da aprendizagem e entendimento de
matérias como: matemática, física, questões de lógica, entendimento linguístico,
etc. Este auxilio que a música presta ao aprendizado de matérias da grade
escolar, esta ligado diretamente ao esforço de concentração que o estudo da
música proporciona, essa concentração ativa áreas cerebrais que ajudam no
desempenho e aprendizagem de outras matérias e funções sociais.
Enquanto o não-músico processa informação musical
primordialmente no hemisfério direito do cérebro, o músico treinado processa
informação musical nos dois hemisférios, dessa forma o ato de aprender e
treinar música exerce total efeito nas atividades cerebral e ativa o uso da
lateralidade.
A linguagem, raciocínio lógico, alguns tipos de
memória, o cálculo, a análise e resolução de problemas, estão sob o comando do hemisfério
esquerdo do cérebro, que é citado nos estudos e pesquisas como hemisfério
dominante ou principal. As habilidades manuais, não verbais, a intuição,
imaginação, os sentimentos e a síntese são comandados pelo hemisfério direito.
Podemos vislumbrar o quão benéfica e estimulante a
música e o estudo dessa pode ser na criança que ainda está em fase de
desenvolvimento não somente cerebral, mas social e humano.
Podemos concluir que a prática de musica, pelo
aprendizado, ou pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva,
de raciocino lógico, memoria, do espaço e do raciocínio abstrato – além do
desenvolvimento afetivo, social e humano. De acordo com a afirmação de Platão
“A música é a ginástica da alma”.
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