A importância do estudo musical ainda na infância.

"Texto extraído do Manual de Bateria Para Crianças".

A atividade musical esta ligada diretamente ao desenvolvimento cerebral, este desenvolve imensamente nos primeiros anos da vida da criança, pesquisas e estudos no mundo todo apontam que o cérebro está dividido em oito sistemas que estão correlacionadas ao desenvolvimento intelectual da criança.
A música é uma ponte fundamental para desenvolver esses sistemas, pois através do ato da apreciação musical ou de desenvolver o estudo em algum instrumento, a criança passa a estimular sua mente a desenvolver através da sinapse uma rede no cérebro, essa rede suporta conexões e desconexões de variadas formas e possibilidades que impactam o neurodesenvolvimento diretamente.
Do século XX até os dias atuais, estudos revelam o quanto à prática e a vivência com atividade musical é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Ao passo que a música possibilita essa diversidade de estímulos, ela, por seu caráter relaxante, pode estimular a absorção de informações, isto é, a aprendizagem.
Existe uma série de estudos atuais, que comprovam o quanto eficaz é o estudo da música no auxilio da aprendizagem e entendimento de matérias como: matemática, física, questões de lógica, entendimento linguístico, etc. Este auxilio que a música presta ao aprendizado de matérias da grade escolar, esta ligado diretamente ao esforço de concentração que o estudo da música proporciona, essa concentração ativa áreas cerebrais que ajudam no desempenho e aprendizagem de outras matérias e funções sociais.
Enquanto o não-músico processa informação musical primordialmente no hemisfério direito do cérebro, o músico treinado processa informação musical nos dois hemisférios, dessa forma o ato de aprender e treinar música exerce total efeito nas atividades cerebral e ativa o uso da lateralidade.
A linguagem, raciocínio lógico, alguns tipos de memória, o cálculo, a análise e resolução de problemas, estão sob o comando do hemisfério esquerdo do cérebro, que é citado nos estudos e pesquisas como hemisfério dominante ou principal. As habilidades manuais, não verbais, a intuição, imaginação, os sentimentos e a síntese são comandados pelo hemisfério direito.
Podemos vislumbrar o quão benéfica e estimulante a música e o estudo dessa pode ser na criança que ainda está em fase de desenvolvimento não somente cerebral, mas social e humano.
Podemos concluir que a prática de musica, pelo aprendizado, ou pela apreciação ativa, potencializa a aprendizagem cognitiva, de raciocino lógico, memoria, do espaço e do raciocínio abstrato – além do desenvolvimento afetivo, social e humano. De acordo com a afirmação de Platão “A música é a ginástica da alma”.

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