Musicalização é possível através da Bateria?

A partir do século XX, o mundo aderiu a idéias atemporais de músicos educadores que estevam localizados em diferentes parte do globo terrestre, mas que pensavam na proposta de ensino musical infantil. Dentre alguns pensadores podemos destacar os educadores do século XX:
- Émile Jacques-Dalcroze (Suiça, 1865-1950)
- Edgar Willems (Suiça, 1890-1978)
- Zoltán Kodály (Hungria, 1882-1967)
- Carl Orff (Alemanha, 1895- 1982)
- Shinichi Suzuki ( Japão, 1898-1998)

E os educadores do século XX segunda geração, que inserem-se na propositura da Pós-modernidade, valorizando o pluralismo de saberes, a experimentação e a criação entre os alunos, em vez de estudos técnicos e as repetitivos:
- John Paynter (Inglaterra, 1931-2010)
- Boris Porena (Itália, 1927)
- Murray Schafer (Canadá 1933)
- Hans-Joachim Koellreutter (Alemanha - Brasil 1915-2005)

Mediante a tão vasta riqueza de saberes e conhecimentos publicados por uma lista tão rica de educadores, idéias difundidas em torno do globo terrestre, que viaja através da globalização até os dias atuais, e vem sendo difundidas por outros tantos educadores em sala de aula, no Brasil e no mundo. Ideais que são repensadas, aplicadas, experimentadas e posta em prática em cursos universitários, oficinas e sala de aula do ensino particular e público.
Visto que em sua grande maioria os educadores do século XX primeira e segunda geração, são em grande parte músicos que tiveram como pilar fundamental de seus ensinos musicais os instrumentos piano ou voz, mas que em sua grande parte cada educador difundiu uma necessidade musical diferente (rítmica, melódia, dinâmica, solfejo, etc.), alguns instrumentos ficaram ao longo do século sem valor para proposta da musicalização, por não comportar em sua estrutura elementos do ensino pedagogia musical, elementos musicais como pro ex; altura das notas, que em instrumentos como Piano, Violão ou Voz foram encontrados, até mesmo auditivamente esses elementos em uníssono, e se tornaram até mesmo pela disseminação dos educadores do século XX instrumentos musicalizadores.
Através da necessidade, Gledson Gomes criou uma metodologia que inclui a Bateria como instrumento musicalizador, e que traz a proposta de ensinar aspectos musicais e de difundir a ideia da musicalização através da Bateria.
O manual de Bateria para Crianças é uma proposta de ensino que traz toda a vivacidade e cor da musicalização, toda esse conteúdo vasto e rico dos educadores, para o instrumento Bateria, trazendo uma nova ótica e proposta de ensinar bateria para crianças.

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