O Manual de Bateria para Crianças

Mediante a grande escassez de material e pedagogia de ensino musical voltado para o instrumento bateria, o músico e educador Gledson Gomes, teve a iniciativa de criar algo especifico que também fosse um material inclusivo para as crianças, seu manual tem abordagem para crianças à partir de 04 anos até os 12 anos de idade.
Tudo surgiu de uma grande dificuldade que o educador tinha em suas aulas de bateria, quando surgia uma criança para fazer aula, sempre havia uma barreira, "o que ensinar?"; "como vou explicar isso para este aluninho?"; "qual repertório trabalhar?"; perguntas que sempre eram indagas por Gledson Gomes. E a criança vinha sempre disposta e muito curiosa para aprender bateria, mas quando era apresentada a metodologia convencional de ensino se sentia desmotivada e desconfortável, pois a criança olha aqueles símbolos (representação das peças da bateria no pentagrama) e ter que seguir uma contagem (1e;2e;3e;4e), tudo isso é um mundo muito padronizado para uma criança que deseja brincar, que esta cheia de curiosidade e quer se aventurar no instrumento.
Conforme Gledson Gomes tinha que enfrentar essas dificuldades e via as crianças indo embora, aquela alegria se tornava em algo frustante aos olhos do educador, então foram surgindo ideias, muitas dessas alimentadas por seu amigo Roberto Galvão, que foi o responsável por plantar a semente da criação, que a partir desse momento surgiram indagações e obstáculos na vida de Gledson Gomes em como criar algo especifico para o publico infantil mas que saísse do padrão, que não estivesse inserida na ideia convencional de ensinar bateria, e ao mesmo tempo fosse uma ideia que suprisse musicalmente a vida do aluno, que trouxesse riqueza no aprendizado e fazer musical, conhecimento técnico e teórico, aplicabilidade das técnicas e ritmos, tudo isso voltado para o mundo infantil.
A partir deste caldeirão que fervilhava na mente de Gledson veio a ideia do Manual de Bateria para Crianças, onde estão contidos exercícios e pedagogia do ensino da bateria infantil.
O manual se divide em dois volumes, o caderno do aluno (contendo exercícios para serem feitos em sala e extra sala), e o caderno do professor (elucidando sobre a aplicabilidade dos exercícios e dando um respaldo teórico sobre os exercícios e suas fundamentações).
Vale ressaltar que o Manual de Bateria para Crianças, não restringe o uso do método convencional, ao contrário o Manual é um método paradidático que deve ser trabalhado junto com o ensino padrão, convencional de bateria, é uma ferramenta que servirá para enriquecer as aulas e o conhecimento musical das crianças.
Além da confecção e impressão do Manual de Bateria para Criança, também estão sendo organizadas oficinas e workshop que tem como público os professores de bateria, arte educadores de musicalização, professores de música.
Se gostou, quer saber mais sobre o tema, tem dúvidas ou curiosidades, entre em contato, será um prazer conversarmos sobre este ou outros assuntos musicais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do estudo musical ainda na infância.

Musicalização é possível através da Bateria?